omeprazol tratamento dor estomago

O Omeprazol é um medicamento popularmente conhecido como “protetor gástrico” e é muito utilizado no mundo todo. Porém, essa afirmação pode não ser verdade.

O que são “protetores” gástricos e para que servem?

 “Protetores gástricos” são chamados popularmente os medicamentos utilizados para diminuir a produção de ácido pelo estômago, e, reduzir a dispepsia.

Dispepsia é a “dificuldade de digestão”, os sintomas característicos são dor ou mal estar abdominal, sensação rápida de saciedade após alimentar-se, eructação (arrotos), distensão abdominal, redução do apetite, azia e náuseas.

Um exemplo muito comum das medicações chamadas de “protetores gástricos” é o Omeprazol.

Médico que receita Protetor Gástrico:

O médico especialista em remédios para o estômago é o Gastroenterologista.

Dr Marcelo Sales é Gastroenterologista em SP. Atualmente atende no consultório em São Paulo, na Vila Mariana ou on-line para todo Brasil.

O que o Omeprazol faz?

Os protetores gástricos são medicamentos com capacidade para diminuir a produção de ácido pelo estômago, entre os quais os mais comuns são os inibidores da bomba de prótons (omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol, esomeprazol, dexlansoprazol).

Neste texto, vou chamar essa classe de medicamento pelo seu componente mais comum: o Omeprazol. Mas, quando eu disser Omeprazol, estou me referindo a lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol, esomeprazol, dexlansoprazol ou qualquer um dos inibidores da bomba de prótons (IBPs).

É importante salientar que, como qualquer medicamento, o Omeprazol pode ter efeitos secundários e por isso devem ser utilizados com indicação médica. 

Os inibidores da bomba de prótons não são “protetores”, são medicamentos.

Omeprazol faz mal?

O Omeprazol faz mal. Como qualquer outro medicamento. Deve ser tomado sob orientação médica.

O Omeprazol está entre os medicamentos mais vendidos nas farmácias, com ou sem prescrição médica e, por conseguinte, encontram-se entre os fármacos mais utilizados pela população. 

No geral os IBPs são medicamentos seguros, no entanto não são isentos de riscos, principalmente quando utilizados durante longos períodos de tempo. 

Segundo a evidência científica recente o Omeprazol pode causar:

  1. Infeções gastrointestinais, uma vez que o ácido do estômago (suprimido pelo medicamento) ajuda a eliminar algumas bactérias prejudiciais.
  2. Fraturas ósseas, por diminuir a absorção de cálcio. Isto é particularmente importante em pessoas idosas ou com osteoporose.
  3. Diminuição da absorção de algumas vitaminas e minerais. Além do cálcio pode haver diminuição da absorção de magnésio e de vitamina B12, importantes para o bem-estar físico e mental.
  4. Lúpus eritematoso cutâneo subagudo, caracterizado pelo desenvolvimento de lesões em áreas de pele expostas ao sol, acompanhadas de dor nas articulações.
  5. Pólipos benignos no estômago
  6. Nefrite intersticial aguda, que é uma inflamação do rim provocada por uma reação alérgica ao medicamento.  

Você deve esclarecer com o seu médico qualquer dúvida sobre os riscos associados à utilização do Omeprazol.

Omeprazol como tomar?

O Omeprazol deve ser tomado em jejum, pela manhã.

Ele deve ser ingerido de estomago vazio, ou seja, tome antes do café-da-manhã. Na maioria das vezes o Omeprazol deve ser tomado uma vez ao dia. O seu médico pode recomendar você tomar o Omeprazol duas vezes ao dia em algumas situações.

Na maior parte das doenças em que está indicado o uso de Omeprazol, a duração do tratamento deve ser limitada no tempo, no máximo até 1 a 3 meses. No entanto há situações clínicas específicas em que o tratamento deve ser mais prolongado, como o caso de formas graves de DRGE. 

Assim, os IBP devem utilizar-se na dose mínima eficaz, durante o menor tempo possível. Em cada momento deve-se reavaliar a necessidade real de prolongar o tratamento.  

Se eu tomo muitos medicamentos, devo tomar Omeprazol para prevenir complicações?

Apenas pessoas em tratamento com anti-inflamatórios não esteróides (por exemplo, ácido acetilsalicílico, ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco) ou que apresentem risco aumentado de hemorragia podem ter benefício em usar IBP de forma preventiva. 

Algumas condições comuns em que são necessários o uso de anti-inflamatórios são os problemas articulares como a Artrose do Joelho. Avalie sempre com o seu Ortopedista a necessidade do uso de Omeprazol junto com o uso desses medicamentos.

É importante que consulte o seu médico antes de suspender o uso de qualquer medicamento e os IBP não são exceção.  

Quais são as alternativas ao uso de Omeprazol em caso de dor no estômago?

Há algumas situações que estão associadas aos sintomas dispépticos e que convém evitar:

No caso dos doentes com doença do refluxo gastro-esofágico, também é conveniente:

É importante recordar que em caso de persistência dos sintomas apesar destas medidas você deve consultar o seu médico assistente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

💬 Fale conosco pelo WhatsApp